sexta-feira, 17 de abril de 2020

O Chamado de Jeremias

                         

                                                            Olá, Queridos!

  Aqui no nosso cantinho Aprendendo com a Bíblia Sagrada, o nosso objetivo é criar textos bem resumidos sobre algumas passagens da nossa Bíblia Sagrada.


   Hoje quero falar um pouco sobre uma passagem muito conhecida que se encontra no livro do profeta Jeremias.

Falaremos um pouco do seu chamado.
 

Veja o que o Senhor disse para Jeremias: 

      Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta para as nações.

Que chamado, não é? Jeremias ouviu a voz de Deus em alto e bom som lhe falando com essas palavras. Deus declarando para ele que mesmo antes de ele nascer, Deus já havia o escolhido para uma grande missão.
Alertar um povo rebelde que a cada dia se distanciava de Deus.

 Sera que esse versículo foi só para Jeremias? Ou hoje não serve para cada um de nós?
Eu acredito que em todas as épocas e gerações, Deus tem um chamado específico para algumas pessoas na Terra.

  Como naqueles tempos de Jeremias, as pessoas se distanciaram de Deus e foram punidos por seus próprios pecados. Nos dias de hoje não é diferente. A cada dia as pessoas se distanciam de Deus. Não tem nenhum interesse em ler a Bíblia Sagrada, ou de fazer orações em busca de conhecer a Deus de perto. Saber seu querer, sua vontade, e por que Deus nos ama com um amor incondicional. Ele sempre levanta alguém, assim como levantou Jeremias para chamar a atenção do povo para sua palavra.

Jeremias mesmo se achando incapacitado, e se vendo como um menino diante de tamanha responsabilidade, ele obedeceu e sofreu muito e pagou um preço alto, pois aquela geração rebelde não dava ouvido as palavras que o próprio Deus colocava em sua boca para falar. Mas mesmo assim ele foi fiel. Um grande profeta que cumpriu seu ministério na Terra.

  Se Deus lhe chamasse, lhe escolhesse assim como ele escolheu a Jeremias, qual seria a sua resposta? Qual seria a nossa atitude diante de uma responsabilidade como essa de alertar um povo pecador ao arrependimento?

  Pois é, ele me escolheu, e pode também ter escolhido você para está missão.

   Naquela época o povo era alertado pelos profetas a se arrepender e voltar para Deus. Hoje não é diferente. No nosso Novo Testamento, Jesus se apresenta como a porta, o caminho de volta pra Deus. Mas para entrarmos por este caminho, precisamos nos arrepender e renunciar algumas coisas que o mundo nos oferece, coisas que dão prazeres à carne.
  Precisamos pensar mais nas coisas lá de cima. Buscar sermos mais amigos de Cristo. Veja o que Tiago diz nesta passagem:

                    Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

Tiago 4:4. Quando ele fala "amigo do mundo", é quando nós amamos estar em ambiente que só satisfaz a carne e te distância de Deus. 

Nós, os escolhidos desta geração, estamos sempre citando Jesus Cristo como melhor amigo e o caminho de volta pra Deus. Veja o que o próprio Jesus falou: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

João 14:6

Está é a mais pura verdade, mas como não deram ouvido ao profeta Jeremias, também a nós não seria diferente. Mas temos que ser fiéis como foi Jeremias e continuar falando e tentando trazer as pessoas para mais pertinho de Deus. 


   Vou terminar por aqui, pois o propósito é que os textos fiquem o mais curto possíveis

   Mas quero dedicar esta postagem a minha prima Samilly Araujo por amar o versículo tema.  


                    
 

  


Até mais, e uma boa reflexão: 

Gilza Alves 









  
             
                       

quinta-feira, 16 de abril de 2020

                                                   
                     

              O  Reino de  Deus e eu                     


      


   




Você sabe quais foram as primeiras palavras que Jesus falou quando começou seu ministério na Terra?



Ele disse: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos Céus. Mateus 4:7



No Jardim do Éden era tudo perfeito. Com o pecado da desobediência, o homem bagunçou tudo.

Jesus chegou para colocar tudo em ordem novamente e a primeira ordem dEle foi: ARREPENDEI-VOS.



Arrependimento é mudança de atitude.

Eu só entro no reino quando eu me arrependo. É por isso que é necessário nos convertermos e nos arrependermos de todos os nossos pecados. E recebermos Jesus em nossas vidas como único e suficiente salvador, e a partir dessa decisão eu me torno uma nova pessoa em Cristo Jesus. Foi isso que ele falou para Nicodemos em João 3:3.

                 



                                   Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.


João 3:3

Essas palavras foram o próprio Jesus que falou. Quando não há mudança através do arrependimento, você pode fazer parte de uma Igreja, uma comunidade Cristã, orar, participar de todas as programações e ainda assim não ter entrado no reino de Deus.


Quando nós não entramos no Reino, a bagunça e a desordem continua. E nós nadamos, nadamos e morremos na praia sem nenhuma experiência, dando trabalho, carregando sempre um fardo pesado nas costas. E nas nossas decisões sempre desistimos, e quem desiste sempre perde.

Jesus disse:  Eu sou a porta quem entrar por mim sera salvo. João 10:9

Jesus nunca vai nos obrigar a entrar no Reino. Ele nos convida com amor. Nós é que decidimos se entramos ou não.


   Que reino é este?

Este é o reino que Jesus falou em Mateus 4:17. O Reino dos Céus, é a paz de Deus aqui na Terra, as bençãos que nós perdemos por causa da desobediência de Eva e Adão lá no Éden (Gêneses 1:26).


                     E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

Gênesis 1:26.

Por causa do pecado e da desobediência, perdemos todo o domínio e o governo. Mas o Deus todo poderoso não nos abandonou. Ele criou um plano para nos trazer de volta para o Reino, e esse plano se realizou no nascimento de Jesus, que veio para nós trazer de volta o que nós tinhamos perdido.

   O Reino do céus

Há varias correntes que nos prendem de entrar no Reino. Vou citar três

    Religião, Dinheiro e Poder.

Sobre a religião, Jesus disse:  Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.

Mateus 23:13

Em Mateus, capítulo 19, vemos que um jovem rico não entrou no reino porque era apegado ao dinheiro. E assim é nos nossos dias. Pessoas não entram no reino porque não se arrependem e não querem renunciar vestes, posição, gírias, e etc...

E você, já entrou no reino? Jesus nos convida todos os dias.

Desde então, começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

Mateus 4:17


Até nossa próxima postagem um abraço e uma boa meditação!


          Gilza Alves